quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A vida De Rachel de Queiroz

Filha primogênita  de Clotilde Franklin de Queiroz e Daniel de Queiroz Lima, Rachel de Queiroz nasceu para brilhar em 17 de novembro de 1910 em Fortaleza- Ceará.
Durante sua infância sempre esteve envolta pelos livros, sua família gostava muito de ler, então escrever para ela não era algo difícil pois sua vida sempre esteve presente de muitos outros escritores, seus pais gostavam de Eça de Queiroz enquanto ela sempre gostou muito de Machado de Assis e liam apenas coisas boas.


Em 1925 no Colégio Imaculada conceição onde Rachel concluiu seu curso normalista. Após ter enviado uma carta ao Jornal O Ceará e o diretor ter gostado, as portas do Jornal se abriram e Rachel começou a escrever poemas e crônicas para o jornal, mas  dizia não se interessar  pelo trabalho jornalistico e disse nunca ter trabalhado pela redação do jornal.  

Aos 20 anos Rachel de Queiroz é nacionalmente conhecida pelo seu primeiro livro "O QUINZE" escrito antes de seus 20 anos. Em março de 1931 é premiada pela Fundação Graça Aranha . Paralelo a este reconhecimento Rachel entra para o partido comunista , mas não aceitava determinadas atitudes ocorridas dentro do mesmo. E depois de um tempo ela se filia ao sindicato dos professores de ensino livre, que era controlado pelos trotskistas.
Rachel se interessava muito pela área  de politica social.

Rachel de Queiroz passou algumas vezes pelo cárcere assim como outros comunistas naquela época no período da ditadura militar .
Mesmo sendo afilhada de Padre cícero por muitas vezes Rachel não se apresentava religiosa. E em algumas entrevistas ela mesmo dizia que não tinha fé pois Deus não havia dado isso a ela.


Rachel foi uma grande escritora, romancista, cronista e teatróloga além de ser jornalista e professora , podia se dizer que em suas veias o sangue que corria era sangue literário.

Se casou com o poeta José Auto da Cruz Oliveira em 1932e em 1933 teve uma filha, porém  a menina faleceu aos 18 meses.


Rachel escreveu vários outros livros citados neste  blog e fez várias traduções, o que para ela não era dificil por ter desde berço uma cultura ampla com seus pais lendo vários tipo de livros não só em Portugues, mas em Frances Inglês, no entanto ela sempre se mostrou ser uma mulher de hábitos simples.



Sua primeira Peça de teatro foi "Lampião", que estreou em 1953. 
A vida de Rachel de Queiroz se fez presente de muitas homenagens  e premiações dentre elas  o prêmio Machado de Assis, dado pela Academia brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra no ano de 1957



Em 1977 Rachel de Queiroz se tornou a primeira mulher a pertencer a Academia Brasileira de letras, ocupando a cadeira número 5 se tornando uma "imortal" e ressaltou dizendo.: "Eu não entrei para a Academia por ser mulher. Entrei, porque, independentemente disso, tenho uma obra. Tenho amigos queridos aqui dentro. Quase todos os meus amigos são homens, eu não confio muito nas mulheres. Um verdadeiro choque anafilático no movimento feminista."


Em 4 de Novembro de 2003, Rachel nos deixa fazendo brilhar mais uma estrela no céu, nossa grande escritora morre por infarto do miocárdio aos 93 anos de idade.   



Em 2003,foi  inaugurado em Quixadá (CE), o Centro Cultural Rachel de Queiroz. e em 2006 foi homenageada com uma estátua em praça publica também no Ceará .
Se hoje ela estivesse presente entre nós Rachel teria seus 101 anos , porém  ela nos deixou envoltos de muitas recordações, como livros, peças teatrais e minisséries e nos deixou de aguardando a  publicação de mais um livro chamado "Visões".